Header Ad

Categories

Most Popular

QUEM TEM COMPETÊNCIA PARA DEFINIR O QUÊ E COMO ENSINAR?

O SINPRO/ES corrobora o teor da publicação feita pela Doutora Cleonara Schwartz, professora dos programas de pós-graduação em educação da UFES, em defesa à liberdade de cátedra e da autonomia pedagógica do professor. Também exigimos respeito ao professor no exercício de sua profissão. Reafirmamos nosso posicionamento ao reproduzir o texto da professora:

Mesmo que o direito à liberdade de cátedra e a autonomia pedagógica estejam previstas em lei, professores no ES têm sido atacados sob o pretexto de doutrinação por trabalharem temas que fazem parte, inclusive, de diretrizes que orientam trabalho com temas como diferenças, diversidade, desigualdades! No próprio texto da BNCC, aprovado pelo CNE e homologado pelo MEC, está explícito que o documento tem como objetivo a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, mostrando que a inclusão deve ser trabalhada constantemente e ensinada desde a Educação Infantil.

A BNCC orienta que o ensino sobre o respeito ao diferente é justamente para promover o entendimento da inclusão como algo natural ao indivíduo. As noções de inclusão e respeito encontram-se apresentadas em duas das 10 competências básicas a serem desenvolvidas pela escola a partir da BNCC. Os professores são profissionais que estudam, no mínimo 3 anos e meio, conhecimentos de diversas áreas para atuarem nas escolas. Passam por inúmeras formações ao longo de sua carreira para adequarem suas práticas às normatizações oficiais. Os professores não podem ser desrespeitados e agredidos por estarem cumprindo com as orientações curriculares vigentes!

Quem tem competência para definir o quê e como ensinar é o Profissional da Educação! Escola não pode ser impedida de cumprir com o que prescreve as orientações oficiais! Vamos deixar a escola e seus professores trabalharem em paz!

Cleonara Maria Schwartz
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Centro de Educação (CE)
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE)
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES)
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
#EmDefesaDaAutonomiaDaEscola
#lEuRespeitoProfessor

Posso Ajudar?