Andréa Espíndula exibe mais de 30 quadro na exposição “poESia”
A professora, escritora, artista plástica e contadora de história Andréa Espíndula é uma apaixonada pelo Espírito Santo. Tanto, que a exposição que abre ao público na quarta-feira, 13/12, na Casa da Memória de Vila Velha (Prainha), se chama “poESia”.
Os mais de 30 quadros, em tinta a óleo e acrílica, retratam memórias afetivas da artista, e retratam diversos pontos do Espírito Santo, com Vitória, Vila Velha, Guarapari, Muqui, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, Ibitirama e Conceição da Barra, entre outros. A curadoria é de César Lima.
Junto com a exposição, ela lança também o livro “Quadros Naïf para Pintar o Espírito Santo”, com desenhos e pinturas da mostra para o público colorir acompanhados de textos de sua autoria. Como Andréa explica, o termo naif vem do francês e pode ser traduzido como “inocente”, “infantil”.
Sobre esse casamento entre literatura e arte plástica, ela diz que “a exposição é uma poesia. Mesmo que a pessoa não leia os textos que estão no livro, a própria exposição é. As cores, o movimento, a brincadeira, ludicidade das imagens, tudo isso é uma poesia”.
Andréa diz que sempre “namorou” com o estilo naïf, mas era podada por professores durante a graduação. Apenas durante a pandemia ela fez as pazes com o estilo. “Eu sou uma pessoa naïf na vida. Meu pai era camêlo, e desde a infância tive contato com através das coisas penduradas na barraca, nas lojas que alugava”.
Ela conta que, como professora, seus alunos sempre precisam trazer elementos do estado em suas obras. “Nosso estado é pouco representado, pela quantidade de belezas que tem.” Mas ela já vê um avanço, e torce por mais. “Novos escritores e artistas surgiram nos últimos anos. Penso que ainda vão descobrir grandes nomes no estado”.
Andréa deseja que os visitantes da Casa da Memória tenham uma experiência poética e possam reconhecer os locais que já visitaram. “Fazer o capixaba ver seu estado e se apaixonar com o olhar de um turista é o meu objetivo”.
Serviço:
Exposição “poESia” de Andréa Espíndula
Abertura: quarta-feira (13)
Hora: 19 horas
Local: Casa da Memória de Vila Velha, Prainha, Vila Velha
Entrada Gratuita