Header Ad

Categories

Most Popular

Palestra SINPRO/ES: processos psicossomáticos e saúde emocional do professor em debate

Como os processos psicossomáticos interferem no físico? Como as questões emocionais interferem no corpo?Esses questionamentos, entre outros, foram explanados na palestra “Doenças psicossomáticos e saúde emocional dos educadores”, realizada na última quinta-feira (28 de agosto), na sede do SINPRO/ES, com a participação dos psicanalistas Dayse Costa e Gilson Dalmázio Tassinari.

“O professor enfrenta inúmeros desafios com alunos e com todo o contexto escolar (pais, chefes e colegas de trabalho), além dos conflitos pessoais”, explicou Dayse Costa que além de psicanalista, também é enfermeira e pedagoga. “Segundo ela, esses diversos conflitos internos e inconscientes, quando não tratados, são respondidos pelo corpo”.

Como esse processo psicossomático se comporta em termos da mente e como a psicanálise trabalha essas questões foram apresentados pelo psicanalista Gilson Dalmázio Tassinari. “Ir ao médico, receber a prescrição de uma medicação alopática, e fazer o uso, nem sempre significa que você conseguirá se livrar dos efeitos. Na realidade a medicação trabalha no sintomático, mas não age na causa, explicou o especialista. Conforme ele, a depressão e a psicossomatização estão entre os males deste século.“Por meio da psicanálise é possível trabalhar com o componente retido no inconsciente e assim diminuir a psicossomatização e o modo como os efeitos da emoção retida são liberados pelo corpo”.

Ciente da realidade de muitos profissionais do magistério, que sofrem drasticamente com os efeitos da crise na educação escolar, o SINPRO/ES busca atender as demandas clínicas e psíquicas da categoria, por meio do SINPRO/ES Saúde.“As inúmeras situações desafiadoras que cercam o educador contemporâneo têm acarretado em problemas emocionais, refletidos em doenças psicossomáticas, implicando desse modo em sua trajetória profissional. Diante disso, o SINPRO/ES oferece assistência aos professores sindicalizados de modo a melhorar a qualidade de vida desses profissionais com a oferta de atendimento tanto com psicanalista quanto com clínico geral”, disse o presidente do SINPRO/ES, professor Juliano Pavesi.

A palestra “Doenças psicossomáticos e saúde emocional dos educadores” foi promovida pelo SINPRO/ES,em parceria com a Escola Freudiana de Psicanálise de Vitória e o Sindicato dos Psicanalistas.

Posso Ajudar?